Blog Layout

Níveis de inatividade física da população adulta atingem o patamar mais alto de todos os tempos

Indústrias de artigos esportivos e fitness do setor privado clamam por ações urgentes e coordenadas para enfrentar a crescente crise de inatividade física

Novos dados divulgados hoje (26 de junho de 2024) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o aumento dos níveis de inatividade física estão motivando gigantes dos artigos esportivos e fitness a se unirem para enfrentar essa tendência alarmante.


  • Novos dados revelam que 31% dos adultos estão inativos e não estão atingindo os níveis recomendados de atividade física (apenas 150 minutos de exercício moderado por semana).
  • Se essa tendência de inatividade continuar, os níveis globais de inatividade física deverão subir para 35% até 2030 (de 26% em 2010).
  • Há uma lacuna crescente na participação baseada em idade e gênero; as mulheres são menos ativas que os homens em pelo menos 5 pontos percentuais, e após os 60 anos a inatividade física aumenta rapidamente.
  • Novos dados sobre adolescentes serão divulgados ainda este ano, mas já sabemos que 81% não estão fazendo atividade física suficiente para manter uma boa saúde.
  • O custo econômico do tratamento de condições de saúde que podem ser prevenidas por meio de um estilo de vida mais ativo ultrapassará US$ 300 bilhões até 2030.


As maiores empresas de artigos esportivos do mundo se uniram como membros da World Federation of the Sporting Goods Industry (WFSGI) para apoiar esse chamado urgente à ação. Juntando-se a essas empresas neste chamado à ação estão federações nacionais de artigos esportivos da Áustria, Brasil, Alemanha, Japão, Noruega, Espanha, Reino Unido, EUA, Cycling Industries Europe, FESI e ISPO, juntamente com as Federações de Varejo e Saúde e Fitness, FEDAS Europe, EuropeActive, Health & Fitness Association e ICSSPE.


Para uma lista completa de CEOs de marcas e declarações de executivos, veja o apêndice abaixo.


Unindo-se para fazer a diferença


O presidente da WFSGI, Andy Rubin, diz: "Enfrentar a crise global de inatividade requer trabalho em equipe. Os novos dados sobre a inatividade adulta mostram que não está sendo feito o suficiente para reverter a inatividade. É por isso que, apesar de sermos concorrentes nos negócios, estamos nos unindo para compartilhar nossa expertise sobre o comportamento do consumidor e envolver as pessoas em esportes comunitários e atividades físicas. Todos nós estamos nesse setor para ajudar as pessoas a serem mais ativas e desenvolver uma paixão ao longo da vida pelo esporte e pela atividade física, e pelos benefícios que isso traz."


Emma P. (Mason) Zwiebler, CEO da WFSGI, explica como a WFSGI está comprometida em unir nossas indústrias e facilitar ações eficazes lideradas por parcerias para apoiar pessoas mais saudáveis e um planeta mais ativo.


"Os novos dados da OMS são muito preocupantes do ponto de vista da saúde pública, mas também do ponto de vista da indústria. Fazer com que o mundo se mova mais é uma imperativa comercial para os membros que representamos", diz Zwiebler. "Este momento é uma grande oportunidade para aproveitar o poder coletivo das indústrias de artigos esportivos e saúde e fitness como provedores de soluções chave para um planeta mais saudável e ativo para todos. Estamos orgulhosos de trabalhar ao lado de nossos membros da WFSGI, associações comerciais parceiras e CEOs líderes que apoiaram esta declaração e que compartilham nossa visão de promover a cooperação multissetorial para oferecer mudanças significativas para a saúde global e os negócios."


Contra o que estamos lutando? O preço da inatividade


Os novos dados que mostram o aumento dos níveis de inatividade física entre as populações mundiais têm implicações diretas para a saúde pública, contribuindo para o aumento da obesidade e das doenças não transmissíveis (DNTs), que são condições de saúde crônicas como doenças cardíacas, câncer, doenças respiratórias e diabetes.


Enquanto os níveis globais de inatividade entre os adultos ainda eram estimados em 28%, a OMS calculou que o custo da inatividade física ultrapassará US$ 300 bilhões, com base em estimativas de que até 2030 quase 500 milhões de pessoas a mais desenvolverão condições de saúde que podem ser prevenidas com atividade física regular.


Os níveis de inatividade física entre os adolescentes estão acima de 80%, e o impacto total da pandemia de COVID-19 nos níveis de atividade física entre as crianças ainda não é conhecido. Sem uma ação urgente para reverter essa tendência, há um risco muito real de que crianças e jovens, à medida que envelhecem, se tornem um grande fardo para a saúde e a economia da sociedade.


Como a indústria de artigos esportivos e fitness pode ajudar a enfrentar a crise de inatividade física


As indústrias privadas de artigos esportivos e fitness estão fazendo os seguintes compromissos, que serão viabilizados por meio de colaboração multissetorial. As indústrias irão:


  1. Aumentar a conscientização sobre a crise, pois ela não está recebendo atenção suficiente do governo ou da mídia e, portanto, precisa de uma resposta estratégica e coordenada mais forte do setor privado.
  2. Apoiar as pessoas a levarem vidas mais fisicamente ativas, aproveitando a expertise das indústrias em marketing do poder do esporte e da atividade física para o mundo, canalizando sua paixão, criatividade e energia em intervenções impactantes para reverter as tendências de inatividade física.
  3. Aproveitar o poder dos grandes eventos esportivos para aumentar a conscientização sobre a importância da atividade física e implementar iniciativas em nível comunitário que visem pessoas inativas.
  4. Criar parcerias dentro da comunidade empresarial e entre setores para cocriar uma nova era de saúde no local de trabalho, viagens ativas e iniciativas de atividade física, incentivando os funcionários a se envolverem em estilos de vida ativos e saudáveis.


As indústrias de artigos esportivos e fitness já estão trabalhando arduamente para combater a inatividade física por meio de intervenções direcionadas em nível comunitário. No entanto, estamos chamando para uma abordagem mais colaborativa que produzirá um impacto maior e mais rápido.


Estamos unidos em nossa crença de que a atividade física tem múltiplos benefícios. Por exemplo, a promoção de viagens ativas tem benefícios diretos tanto para a saúde quanto para a proteção do planeta. Também é reconhecido que a Educação Física de qualidade nas escolas beneficia diretamente a saúde mental e o desempenho acadêmico dos jovens.


Colaborando para impulsionar mudanças significativas


As indústrias de artigos esportivos e fitness estão comprometidas em trabalhar juntas, ao lado de formuladores de políticas do setor público e da OMS, para abordar os níveis globais de inatividade física. Como uma voz unida, apoiamos plenamente a OMS em seu trabalho para implementar o Plano de Ação Global sobre Atividade Física (GAPPA). Os novos dados de inatividade revelam que o mundo está fora do caminho para atingir a meta da OMS de uma redução relativa de 15% na prevalência global de inatividade física em adultos e adolescentes até 2030.


As organizações signatárias representam as indústrias combinadas de artigos esportivos, varejo e saúde e fitness, que juntas têm uma plataforma poderosa e a responsabilidade de galvanizar a indústria global do esporte para encontrar e implementar soluções para ajudar a enfrentar o crescente problema da inatividade física.


ESTA DECLARAÇÃO CONJUNTA É ASSINADA POR:


Membros da Federação Mundial da Indústria de Artigos Esportivos (WFSGI)

  • adidas 
  • Amer Sports
  • ANTA
  • arena
  • ASICS
  • Cycle Europe
  • Decathlon
  • Li-Ning
  • New Balance
  • Nike
  • On
  • Orbea
  • Pentland Brands
  • Puma
  • Restube
  • Shimano
  • SHRED.
  • Specialized
  • SRAM
  • Tecnica Group
  • Under Armour
  • Wearable Technologies 
  • Yonex


Outras Federações de Artigos Esportivos:

  • ISPO
  • FESI (Europe) 
  • SFIA (USA) 
  • Apice (Brazil) 
  • BSI (Germany) 
  • JASPO (Japan) 
  • VSSO (Austria)
  • Norsk Sportsbransjeforening (Norway) 
  • Afydad (Spain) 
  • SGIA (UK)
  • Cycling Industries Europe


Federações de Varejo:

  • FEDAS (Federation of European sporting goods retail associations)


Federações de Saúde e Fitness:

  • EuropeActive
  • Health and Fitness Association
  • International Council of Sport Science and Physical Education (ICSSPE/CIEPSS)


Apêndice: Citações de apoio dos signatários


CEO da adidas, Björn Gulden: "Nós todos devemos garantir que o máximo de pessoas possível ao redor do mundo possa desfrutar de esportes. É por isso que, apesar de sermos concorrentes nos negócios, estamos nos unindo para compartilhar nossa expertise e envolver as pessoas em esportes comunitários e atividades físicas. Juntos, podemos ajudar as pessoas a serem mais ativas e desenvolverem um estilo de vida saudável."


COO da Amer Sports, Michael Sorensen: "Nosso propósito é elevar o mundo através do esporte, inspirando as pessoas a levarem vidas melhores e mais saudáveis. Acreditamos firmemente que o envolvimento em atividades físicas melhora a qualidade de vida de todos, seja em corridas competitivas, esquiando com a família ou simplesmente caminhando para clarear a mente após o trabalho. Através de nossa plataforma global, podemos inspirar pessoas de todas as idades e habilidades a descobrir a alegria do esporte."


VP do Grupo ANTA, Christina Li: "Os esportes são imensamente importantes para o bem-estar físico e mental humano. Acreditamos que o exercício regular não só traz alegria, mas também incute o espírito esportivo, como lutar pela vitória, perseverança, competição justa, solidariedade e cooperação. Estamos profundamente preocupados com os crescentes níveis de inatividade física e estamos comprometidos em fazer parte da solução. Em resposta à iniciativa da Organização Mundial da Saúde de incentivar mais atividade física, estamos dedicados a capacitar os entusiastas do esporte por meio da inovação científica e tecnológica contínua. Fornecendo os melhores produtos e promovendo a troca e comunicação com consumidores globais, esperamos inspirar mais pessoas a abraçar um compromisso ao longo da vida com os esportes. Através de nossos esforços, buscamos cumprir nossa missão corporativa: trazer o espírito transcendente do esporte para a vida de todos. Vamos unir forças para promover o apelo do esporte em todo o mundo, tornando-o um modo de vida saudável e edificante para indivíduos em busca de autoaperfeiçoamento."


CEO da arena, Peter Graschi: "Junto com outras empresas de esportes, comprometemo-nos a garantir que a mensagem de conscientização sobre o esporte se torne cada vez mais difundida. Na arena, nossa atividade cotidiana é movida pelo propósito de melhorar a qualidade de vida de todos, promovendo e possibilitando um estilo de vida ativo na água e através dela. Sabemos por muitos estudos que nadar ajuda em vários níveis. É ótimo para o corpo, bem como para a mente, e é uma habilidade que se transfere para outras atividades. Nadar é uma maneira fantástica de se manter ativo e desfrutar dos muitos benefícios associados ao exercício, independentemente da sua idade, habilidade ou nível de aptidão física. É por isso que apoiamos, há muitos anos, federações e clubes de natação: fazemos parceria com eles em iniciativas destinadas a atrair mais e mais pessoas para a natação, apoiando a equipe competitiva."


CEO da ASICS, Yasuhito Hirota: "Na ASICS, sempre acreditamos no impacto positivo do movimento, não apenas no corpo, mas também na mente. Continuamos comprometidos em apoiar mais pessoas a se moverem e experimentarem os benefícios mentais positivos do movimento. Fizemos extensas pesquisas sobre o impacto positivo do movimento e continuaremos a compartilhar os insights para apoiar as pessoas a levarem vidas mais ativas fisicamente. Juntos, podemos ajudar as pessoas a serem mais ativas e alcançar 'uma mente sã em um corpo são'."


CEO da Cycle Europe, Tony Grimaldi: "A tendência de diminuição da atividade física é profundamente preocupante e torna o movimento cotidiano oferecido pelo ciclismo cada vez mais importante. O ciclismo elétrico, que acompanha o ritmo de uma caminhada rápida, torna o ciclismo acessível a mais pessoas. Para liberar o potencial do ciclismo, políticos e autoridades precisam priorizar infraestrutura ciclística segura e de alta capacidade e projetar cidades para uma mobilidade mais ativa."


CEO da Decathlon, Barbara Martin Coppola: "A inatividade física é uma questão importante para as comunidades em todo o mundo. O movimento pode ter um impacto incrivelmente positivo no bem-estar das pessoas, tanto mental quanto fisicamente, mesmo que seja apenas por alguns minutos por dia. Na Decathlon, somos grandes defensores de ajudar as pessoas a incorporarem o movimento em sua rotina diária, para o benefício de sua saúde individual e também para a sociedade como um todo. Através de nosso propósito de 'Mover as Pessoas Através das Maravilhas do Esporte', nosso objetivo é construir um mundo mais feliz e saudável, facilitando a prática dos esportes que amam, de maneiras que lhes convêm."


Diretor Executivo da Li-Ning, Colin Li: "Nosso foco na Li-Ning é inspirar e apoiar a atividade física para todos, em qualquer lugar. Estamos dedicados a ajudar os indivíduos a alcançar seus objetivos de bem-estar através da alegria do movimento, um compromisso profundamente enraizado em nossos valores."


COO da New Balance, Dave Wheeler: "A New Balance está fortemente comprometida em defender a importância de viver um estilo de vida fisicamente ativo. Estamos entusiasmados em colaborar com nossa indústria através da WFGSI para impulsionar o engajamento no esporte comunitário ao redor do mundo."


Vice-presidente e Diretora de Impacto da Nike, Vanessa Garcia-Brito: "A Nike tem orgulho de trabalhar ao lado de nossas empresas membros da WFSGI para impulsionar mudanças globais que levarão a mais movimento para todos. Estamos dedicados a fazer este trabalho todos os dias, junto com nossos parceiros comunitários, para aumentar o acesso e a oportunidade para um jogo inclusivo, divertido e centrado na juventude, liderando com as meninas. Também estamos focados em revolucionar o futuro do treinamento, porque grandes treinadores são transformadores de jogos."


Co-fundador e Co-presidente Executivo da On, Caspar Coppetti: "Na On, acreditamos que coisas incríveis acontecem quando os humanos se movem. É nossa missão acender o espírito humano através do movimento. Não é apenas um slogan; é um princípio orientador que impulsiona a On a inovar e criar produtos que capacitem as pessoas a alcançar o extraordinário através do movimento, viver um estilo de vida saudável e se envolver em esportes."


CEO da Orbea, Daniel Martinez: "Dados recentes revelam que os níveis de atividade física entre os adultos estão mais baixos do que nunca, levando a um aumento da obesidade e das doenças do estilo de vida sedentário. Como líderes da indústria, reconhecemos nossa responsabilidade de abordar essa crise de saúde crescente. Acreditamos que as bicicletas podem desempenhar um papel fundamental na promoção da atividade física, e estamos orgulhosos de unir forças com outros atores chave em nosso campo para aumentar a conscientização e integrar o ciclismo e o exercício na vida diária das pessoas."


CEO da Pentland Brands, Chirag Patel: "Cada uma de nossas marcas está focada em fazer a diferença na vida de nossos consumidores; ajudando-os a viver estilos de vida positivos, ativos e sustentáveis. É por isso que apoiamos apaixonadamente esta declaração conjunta e o chamado urgente à ação. Os dados falam por si: precisamos continuar investindo na criação de estilos de vida mais saudáveis e ativos para crianças e adultos globalmente e encontrar maneiras de remover barreiras à inatividade."


Presidente da Shimano, Taizo Shimano: "Na sociedade global de hoje, a inatividade física infelizmente se tornou a norma. A tendência de inatividade física entre adolescentes e adultos é uma crise, com profundas implicações para a saúde mental e física. A crise da inatividade não pode ser resolvida sozinha. Na Shimano, nossa missão é 'promover saúde e felicidade através do desfrute da natureza e do mundo ao nosso redor.' É assim que as pessoas se conectam com nossos componentes de ciclismo e pesca, e estamos motivados a fazer tudo o que pudermos para viver de acordo com essa missão. Enfrentar uma crise dessas requer que todas as corporações assumam a responsabilidade de impactar positivamente as gerações atuais e futuras. Requer que a indústria global de artigos esportivos trabalhe junta e mostre nosso desejo comum de saúde e felicidade. Somos gratos por fazer parte da WFSGI e estamos orgulhosos de compartilhar a ambição por uma mudança positiva com todas as corporações e organizações envolvidas."


Co-fundador e Diretor de Marca da SHRED., Ted Ligety, e Bicampeão Olímpico e Pentacampeão Mundial de Esqui Alpino: "Na SHRED., estamos profundamente comprometidos com a inclusão e o aumento da participação em esportes de inverno e verão. Nossos estilos de vida amplamente sedentários representam um grande desafio e preocupação, tornando a atividade física primordial. Colaborar com líderes da indústria pode inspirar e capacitar mais pessoas a se envolverem em atividade física regular e adotarem estilos de vida ativos durante todo o ano. Juntos, podemos enfrentar a crise da inatividade e promover um mundo mais saudável e melhor."


Fundador da Specialized Bicycle Components, Mike Sinyard: "A pesquisa é clara: desde aumentar o foco em jovens com TDAH até retardar o declínio cognitivo em adultos mais velhos, o ciclismo é uma ferramenta poderosa para beneficiar nossos corpos e cérebros ao longo da vida. Estamos dedicados a este importante trabalho de pedalar o planeta adiante, já que o compromisso com a atividade física capacita todos a viver suas vidas mais plenas e saudáveis."


CEO da SRAM, Ken Lousberg: "Na SRAM, apoiamos totalmente a iniciativa apresentada pela WFSGI e somos gratos por seus esforços em coordenar o apoio global em destacar a necessidade crítica de aumentar a atividade física entre nossas populações. A indústria de esportes entende em primeira mão que o movimento e a experiência são cruciais para nossa saúde coletiva e individual e qualidade de vida. Estamos comprometidos em dedicar nossa energia e recursos para capacitar e permitir que mais pessoas melhorem sua saúde mental e física através do ciclismo junto com toda a indústria de esportes."


Presidente do Grupo Tecnica, Alberto Zanatta: "Como líder na indústria de esportes, estamos firmemente comprometidos em promover a atividade física entre os adultos, bem como para a geração mais jovem. Acreditamos que o esporte não é apenas um meio de manter a forma, mas um pilar fundamental para o bem-estar mental e social. Investir no esporte em todas as faixas etárias significa criar uma sociedade mais saudável, feliz e unida."


CEO do WT Wearable Technologies Group, Christian Stammel: "A crise global da inatividade é um dos maiores desafios do século 21. Tecnologias e, especialmente, wearables, podem desempenhar um papel importante para entender o problema, analisá-lo em detalhes e motivar as pessoas a viver uma vida mais ativa. No WT Wearable Technologies, estamos comprometidos em promover a atividade física e criar parcerias que fomentem estilos de vida ativos e saúde no local de trabalho."


Diretor Executivo da ÁPICE (Brasil), Renato Jardim: "Os novos dados da OMS sobre inatividade física são alarmantes. Este é um momento de reflexão e conscientização sobre a importância da atividade física regular como medida preventiva para melhorar a saúde e o bem-estar. Ao unirmos forças, podemos promover comunidades mais saudáveis no Brasil e em todo o mundo."


Presidente da JASPO (Japão), Motoi Oyama: "Respeito os esforços do Comitê de PA em elevar essa questão destacada pelos últimos dados da OMS sobre inatividade física ao nível de uma declaração conjunta em nome das indústrias de artigos esportivos e fitness. Esta é uma questão importante para a indústria do esporte que foi proposta por mim quando eu era o primeiro presidente da WFSGI. Em resposta às atividades do Comitê de PA da WFSGI, estou cooperando com o governo e sociedades acadêmicas para aumentar a conscientização sobre a importância da PA, como presidente da JASPO. Continuarei a promover a PA no futuro."


Secretário-Geral da FESI (Federação da Indústria Europeia de Artigos Esportivos), Jérôme Pero: "Os novos dados da OMS sobre inatividade física são um lembrete contundente do desafio urgente de saúde pública que enfrentamos, particularmente na Europa. Continuamos a ver disparidades significativas nos níveis de atividade física, especialmente entre as mulheres, que são muito menos propensas a se envolver em exercícios regulares em comparação com os homens. Essa tendência crescente de inatividade exige uma resposta coordenada de todos os setores. Na FESI, estamos comprometidos em aproveitar nossa expertise coletiva para promover estilos de vida ativos e garantir que todos, independentemente de gênero, tenham a oportunidade de se beneficiar da atividade física. Trabalhando juntos, podemos fomentar comunidades mais saudáveis em toda a Europa e além."


Diretor Executivo de Bens de Consumo da ISPO, Tobias Gröber: "Os crescentes níveis de inatividade entre a população global são uma ameaça substancial e uma oportunidade ao mesmo tempo para a indústria do esporte. Se não for a indústria do esporte, quem mais tem o remédio natural para apoiar governos, instituições e indivíduos em sua luta contra a inatividade? De agora em diante, este tópico será implementado e entrelaçado em nossas plataformas, compartilhando melhores práticas e casos de uso enquanto conectamos especialistas, formuladores de políticas e instituições para se unirem e criar conscientização sobre este desafio através de nossos canais de comunicação global. Esta luta não pode ser enfrentada por uma única instituição sozinha, mas todos precisamos nos unir. Agradeço à WFSGI por liderar e reunir uma forte aliança de atividades dentro da adesão e além."


Presidente e CEO da Health and Fitness Association, Liz Clark: "Aumentar a atividade física é uma das coisas mais benéficas que todas as pessoas podem fazer para melhorar sua saúde física e mental. É por isso que a Health and Fitness Association está trabalhando para melhorar o acesso de jovens e adultos a programas de esportes e atividade física, como academias e aulas de exercício, bem como para promover o exercício individual e atividades em grupo. Este relatório da OMS destaca um conjunto de dados preocupante e deve sublinhar para os formuladores de políticas em países individuais e entre a comunidade global de ONGs, a necessidade de focar esforços em uma das ações mais disponíveis e acessíveis que as pessoas de todas as idades podem tomar para melhorar sua saúde física e mental: o exercício."

Por Gabriel Rezende 19 de março de 2025
Edição de 2025 do ÁPICE em Foco reforça impacto econômico da indústria esportiva e desafios para o desenvolvimento do setor
esportes 2025
Por Gabriel Rezende 21 de fevereiro de 2025
Conheça alguns esportes que estão ganhando cada vez mais praticantes e são tendências para 2025
Leia mais
Share by: