Blog Layout

Prática Alarmante: Confira 5 dicas para se proteger da pirataria

A pirataria é uma prática alarmante que está cada vez mais presente na vida de todos os brasileiros, seja no caso de produtos falsificados, como camisas de time, ou no caso das transmissões piratas. Em um ano como 2024, que sediou eventos como a Eurocopa, Copa América e as Olímpiadas, as transmissões pirateadas ganharam uma importante lupa. 


Qual o prejuízo gerado pela pirataria? 

Um relatório apresentado por uma empresa de cibersegurança americana (State of the Internet Akama), destacou que o Brasil é um 5º país no mundo que mais consome conteúdo pirata. 


Por conta disso, de acordo com o Anuário da Associação Brasileira de Combate à Falsificação, o Brasil perdeu cerca de R$345 bilhões só em 2022 devido a pirataria. Além disso, levando em conta apenas as TVs por assinatura, o prejuízo bateu R$12 bilhões. 


Quais os riscos da pirataria? 

Além dos prejuízos financeiros, a pirataria também pode ser a porta de entrada para crimes virtuais. Normalmente, sites clandestinos hospedam ameaças, como o phishing e malware, além do risco de roubos de dados dos usuários. 

Segundo dados da Symantec, 54 pessoas são vítimas de crimes virtuais no Brasil a cada minuto, muitos desses golpes tendo início em sites piratas. 


A pirataria é considerada crime no Brasil? 

Sim, a pirataria é um crime, constando inclusive no Código Penal brasileiro no artigo 184. Caso comprovado, os responsáveis podem ser condenados a até quatro anos de prisão, além de um pagamento de multa. 


Mas como se proteger da pirataria? 

Agora sim, confira 5 dicas para se proteger da pirataria e manter-se longe dos criminosos virtuais. 

  1. Evite Sites Piratas: Prefira plataformas legais para evitar exposição a vírus e roubo de dados.
  2. Use uma VPN: A VPN protege sua privacidade e aumenta a segurança, especialmente em redes públicas.
  3. Mantenha Antivírus Atualizado: Proteja-se de malwares mantendo um antivírus atualizado e fazendo varreduras regulares.
  4. Desconfie de Ofertas Muito Baratas: Preços muito baixos podem indicar produtos falsificados ou golpes.
  5. Eduque-se sobre Segurança Online: Conhecer práticas seguras ajuda a identificar e evitar ameaças da pirataria.


Sobre a ÁPICE

Somos a ÁPICE, Associação pela Indústria e Comércio Esportivo, formada pela união de empresas nacionais e internacionais do setor. Nascemos em 2010 com o objetivo de ser o canal institucional das marcas, varejo e indústria de produtos esportivos que atuam no Brasil, junto ao governo, entidades públicas ou privadas e com a sociedade de forma geral. 

Por Gabriel Rezende 19 de março de 2025
Edição de 2025 do ÁPICE em Foco reforça impacto econômico da indústria esportiva e desafios para o desenvolvimento do setor
esportes 2025
Por Gabriel Rezende 21 de fevereiro de 2025
Conheça alguns esportes que estão ganhando cada vez mais praticantes e são tendências para 2025
Leia mais
Share by: