Ações de sustentabilidade na indústria de produtos esportivos

Preparar a cadeia de fornecedores da indústria esportiva para operar sem o desperdício e a degradação dos recursos naturais é o objetivo central do Programa de Gerenciamento de Resíduos, desenvolvido pela Associação pela Indústria e Comércio Esportivo (Ápice), entidade que representa empresas como Adidas, Asics, Alpargatas, Nike, Oakley, Puma, Paquetá, SKechers e Under Armour. Segundo a diretora-presidente da entidade, com base nesse programa, representantes da associação prestam consultoria, sem qualquer custo, para associados e fornecedores do setor em relação à gestão de resíduos químicos, água e energia. O passo a passo sobre este programa e sua política de gestão está disponível em formato de cartilha, para download no site www.apicebrasil.org.br. A iniciativa pretende ajudar principalmente no cumprimento das diretrizes relativas ao gerenciamento de resíduos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, reduzindo o impacto ambiental e otimizando o gasto na fabricação de produtos. “O programa de gerenciamento de resíduos depende do engajamento de todos os envolvidos, da empresa produtora, da Ápice e dos associados. Nos reunimos com periodicidade, entendemos a cultura da empresa e buscamos uma adaptação da produção que seja coerente com sua cultura, ouvindo e participando todos os participantes da cadeia produtiva”, afirma Marina. “A premissa por trás deste programa está no legado que o setor deixará para a sociedade”, complementa Outra ação ambiental que tem apoio da Ápice é o desenvolvimento de programas que capacitem o reuso, a reciclagem ou o aproveitamento de produtos esportivos após consumo. “Não podemos esquecer de nossos produtos após a aquisição pelo consumidor e como pode ocorrer o descarte destes produtos. Nesse sentido, vale mencionar a iniciativa da Adidas lançada recentemente: Pegada Sustentável 2.0. Este programa de logística reversa visa promover o descarte de roupas e calçados esportivos por meio da devolução para própria Adidas, em suas 41 lojas-conceito. O consumidor que descartar seu produto terá direito a 15% de desconto sobre produto similar adquirido nestas lojas da Adidas, conclui Marina.

Fonte: Couromoda